Pesquisa revela baixa adesão à vacina contra o HPV entre mulheres - Política News

 


Última

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Pesquisa revela baixa adesão à vacina contra o HPV entre mulheres

Um levantamento divulgado durante o simpósio anual do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos mostrou que a falta de informação ainda é um dos principais obstáculos para a imunização contra o HPV (papiloma vírus humano) no Brasil. O estudo aponta que 29% das mulheres não tomam a vacina por desconhecer o imunizante.

O HPV é a principal causa do câncer de colo do útero, doença transmitida, em sua maioria, por via sexual. Segundo a pesquisa, três em cada dez mulheres entre 18 e 45 anos têm pouco ou nenhum conhecimento sobre formas de prevenção. Outro dado alarmante é que 25% acreditam que a vacina deixa de ser necessária após a primeira relação sexual, o que contraria recomendações médicas.

O levantamento também indica que 45% das entrevistadas não tomaram o imunizante ou não se recordam de tê-lo feito. Esses números reforçam estatísticas já conhecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que demonstra baixa cobertura vacinal em todo o país.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde decidiu estender até dezembro a campanha de vacinação contra o HPV destinada a jovens de 15 a 19 anos. Até agosto deste ano, apenas 1,5% desse público havia completado o esquema vacinal recomendado.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Beepsaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here