Exportações de café brasileiro aos EUA despencam após tarifa de 50% imposta por Trump - Política News

 


Última

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Exportações de café brasileiro aos EUA despencam após tarifa de 50% imposta por Trump


As exportações de café brasileiro para os Estados Unidos sofreram uma queda expressiva em agosto. Entre os dias 1º e 25, os embarques somaram apenas 193,9 mil sacas, volume 46,6% inferior ao registrado no mesmo período de 2024, segundo dados preliminares do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O recuo está diretamente relacionado à nova política comercial da Casa Branca. Desde o início do mês, o café brasileiro passou a ser alvo de uma tarifa de 50%, dentro do pacote apelidado de tarifaço, lançado pelo presidente Donald Trump. A medida tem como objetivo incentivar a produção doméstica, mesmo em setores onde os Estados Unidos não possuem condições climáticas ou agrícolas favoráveis, como é o caso do café.

Apesar do impacto imediato, ainda há chance de revisão. Em entrevista concedida à CNBC no fim de julho, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, admitiu que determinados produtos “incapazes de serem cultivados em solo americano” podem ser retirados da lista de tarifas. Ele mencionou, entre os itens em análise, café, cacau, manga, abacaxi e alguns recursos naturais.

No entanto, Lutnick não especificou se o Brasil seria beneficiado em uma eventual flexibilização. Até que haja uma definição, o setor cafeeiro brasileiro segue atento ao desdobramento das negociações, já que os Estados Unidos tradicionalmente figuram entre os principais compradores do produto nacional.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Pexels

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here