No Brasil, os acidentes continuam sendo uma das principais ameaças à saúde de crianças e adolescentes. De acordo com levantamento da Aldeias Infantis SOS, baseado em dados do DataSUS, somente em 2024 foram registradas 123.933 internações de meninos e meninas de até 14 anos por causas acidentais. Isso equivale a 334 internações por dia, ou aproximadamente 14 a cada hora.
A maior parte dos casos está relacionada a lesões não intencionais, que representam 44% do total. Em seguida, aparecem as queimaduras e os acidentes de trânsito. Situações como intoxicação, afogamento, sufocamento e até mesmo incidentes com armas de fogo também figuram entre as ocorrências mais frequentes.
O estudo aponta ainda um dado preocupante: em comparação com 2023, houve um crescimento de 2,2% no número de hospitalizações. O destaque negativo ficou por conta dos afogamentos, que aumentaram 11,8% em relação ao ano anterior.
A Aldeias Infantis SOS, organização que lidera um movimento global de cuidado com crianças e famílias, reforça a importância da prevenção, já que a maioria desses acidentes poderia ser evitada com supervisão adequada, ambientes seguros e informação às famílias.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Agência Rádio 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário