Festejos juninos na Bahia registram 29 casos de queimaduras e 457 diagnósticos positivos para ISTs - Política News

 


Última

sábado, 28 de junho de 2025

Festejos juninos na Bahia registram 29 casos de queimaduras e 457 diagnósticos positivos para ISTs


Os tradicionais festejos juninos da Bahia, celebrados com entusiasmo em todo o estado, também exigiram atenção das autoridades de saúde. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 29 pessoas foram atendidas com queimaduras relacionadas às comemorações de São João em 2025. A maioria dos casos ocorreu no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, que recebeu 21 vítimas. Os demais foram registrados no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (5), no município de Jequié (2) e em Barreiras (1).

As queimaduras foram provocadas, principalmente, por acidentes com fogos de artifício e líquidos aquecidos, reforçando o alerta sobre os riscos associados ao manuseio desses materiais durante os festejos. A Sesab destacou a importância da prevenção e do cuidado, especialmente em ambientes com grande circulação de pessoas e uso de produtos inflamáveis.

Além dos atendimentos emergenciais, a secretaria realizou uma ampla ação de saúde preventiva, oferecendo testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em 13 municípios, incluindo Salvador, Amargosa, Senhor do Bonfim e Cruz das Almas. Mais de 40 mil exames foram aplicados ao longo do período festivo.

Do total de testes realizados, 457 tiveram resultados positivos. Foram identificados 27 casos de HIV, 9 de Hepatite B, 16 de Hepatite C e 405 de Sífilis. Entre os diagnosticados com sífilis, 134 iniciaram o tratamento imediatamente nos próprios estandes da Sesab, que estavam equipados com medicamentos e profissionais de saúde para atendimento imediato.

As ações da Sesab durante o São João tiveram como objetivo não apenas prestar atendimento emergencial, mas também promover a conscientização da população sobre práticas seguras de saúde, reforçando o compromisso com a prevenção e o cuidado integral, mesmo em momentos de celebração.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Divulgação-Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here