Datafolha: maioria dos brasileiros declara sentir vergonha do STF, do Congresso e de Lula - Política News

 


Última

sábado, 28 de junho de 2025

Datafolha: maioria dos brasileiros declara sentir vergonha do STF, do Congresso e de Lula


Uma pesquisa divulgada neste sábado (28) pelo instituto Datafolha revelou um cenário de forte insatisfação da população brasileira com as principais instituições políticas do país. Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados afirma sentir vergonha do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também aparece entre as figuras com maior índice de rejeição emocional.

De acordo com os dados, 58% dos brasileiros dizem sentir vergonha dos ministros do STF, percentual idêntico ao registrado em relação aos deputados federais. Já o Senado foi apontado como motivo de vergonha por 59% dos entrevistados. O presidente Lula aparece em quarto lugar, com 56% declarando o mesmo sentimento em relação a ele.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios do país nos dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento também analisou as respostas a partir da preferência política dos entrevistados. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que está inelegível até 2030 e responde a processos na Justiça —, a rejeição ao STF é ainda mais acentuada: 82% sentem vergonha da Corte, enquanto apenas 12% afirmam sentir orgulho. Já entre os eleitores de Lula, o cenário é inverso: 52% têm orgulho do Supremo, contra 36% que manifestam vergonha. Outros 12% não souberam ou preferiram não opinar.

No que diz respeito às Forças Armadas, o levantamento mostra que 55% dos brasileiros ainda mantêm um sentimento de orgulho, enquanto 36% relatam vergonha da instituição. A avaliação positiva dos militares é praticamente equilibrada entre os apoiadores de Lula (52%) e de Bolsonaro (54%).

Os números revelam um Brasil politicamente polarizado e desconfiado de suas instituições, com sentimentos de orgulho e vergonha amplamente influenciados por alinhamentos ideológicos.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Gustavo Moreno/STF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here