Após dois séculos, PM da Bahia promove primeira mulher ao posto de coronel - Política News

 


Última

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Após dois séculos, PM da Bahia promove primeira mulher ao posto de coronel

Pela primeira vez em mais de 200 anos de história, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) promoveu uma mulher ao posto de coronel, o mais alto da hierarquia da corporação. A promoção da coronel Ivana Teixeira Andrade foi oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4), por meio de decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Ivana integra o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS) da PM e construiu sua trajetória profissional dentro da corporação ao longo de mais de três décadas. Formada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela tem 56 anos e ingressou na Polícia Militar aos 24 anos de idade.

Além do marco histórico alcançado com a promoção ao posto máximo, o decreto também destacou o avanço da presença feminina nos cargos de comando. O segundo posto mais alto da hierarquia, o de tenente-coronel, passou a ser ocupado por 11 mulheres, reforçando a ampliação do espaço feminino dentro da instituição.

A promoção é considerada simbólica e histórica, representando um passo importante na valorização da atuação das mulheres na Polícia Militar da Bahia e na superação de barreiras estruturais em uma das corporações mais antigas do país.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Sgt RRC Magno / PMBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here