
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta quinta-feira (11) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O republicano disse estar “surpreso” e “muito insatisfeito” com o resultado do julgamento, que atribuiu a Bolsonaro pena de 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
Segundo Trump, que mantém relação próxima com o brasileiro desde os tempos em que ambos estavam no poder, a decisão causa estranheza e lembra episódios que ele próprio afirma ter enfrentado nos Estados Unidos.
“Eu assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Ele era um bom homem, e não vejo isso acontecendo”, declarou o norte-americano.
A fala de Trump reforça a conexão política entre os dois líderes, marcada por afinidades ideológicas e por um discurso comum de enfrentamento às instituições. A manifestação, contudo, pode ampliar o debate sobre a repercussão internacional da condenação de Bolsonaro e seus efeitos nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Official White House Photo by Daniel Torok
Nenhum comentário:
Postar um comentário