O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (15) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no Palácio da Alvorada, para tratar de temas estratégicos do governo. O encontro, que não constava na agenda oficial do presidente, abordou desde a rejeição a um projeto de anistia a envolvidos na trama golpista até questões econômicas de impacto nacional.
Nos últimos dias, o governo intensificou articulações para barrar a aprovação da anistia pelo Congresso Nacional, tema que foi discutido diretamente entre Lula e Motta.
Outra pauta importante da reunião foi a Medida Provisória (MP) do setor elétrico, que corre o risco de perder validade caso não seja aprovada até quarta-feira (17) na Câmara e no Senado. A reforma do setor e a ampliação da tarifa social de energia estão entre as propostas do governo com potencial de reforçar a candidatura de Lula à reeleição em 2026. Segundo o governo, cerca de 55 milhões de pessoas terão desconto na conta de luz, enquanto outros 60 milhões ficarão isentos do pagamento.
Além disso, os líderes discutiram o projeto que prevê a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais, medida que visa ampliar o poder de compra de trabalhadores de baixa e média renda.
O encontro reforça a estratégia do governo de avançar em pautas econômicas e sociais, ao mesmo tempo em que se articula para evitar a aprovação de propostas consideradas prejudiciais pelo Executivo.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário