Receita Federal paga terceiro lote da restituição do IR 2025 nesta quinta-feira (31) - Política News

 


Última

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Receita Federal paga terceiro lote da restituição do IR 2025 nesta quinta-feira (31)


A Receita Federal realiza nesta quinta-feira, 31 de julho, o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Neste lote, serão contemplados cerca de 7,2 milhões de contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo, totalizando uma liberação de R$ 10 bilhões em créditos bancários.

Uma das principais novidades deste ano é a prioridade garantida aos contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou indicaram uma chave Pix (do tipo CPF) para receber o valor. Segundo o órgão, 6.316.894 pessoas se enquadram nesse perfil e serão beneficiadas neste lote.

Além disso, outros 755.978 contribuintes que não possuem prioridade legal também receberão a restituição nesta etapa, conforme informou o Fisco.

Entre os grupos com prioridade legal estão:

15.988 pessoas com mais de 80 anos;

83.575 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;

11.298 pessoas com deficiência física, mental ou com doenças graves;

35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

A consulta ao lote pode ser feita desde o dia 24 de julho, por meio do site da Receita Federal. Para verificar se o crédito foi liberado, o contribuinte deve acessar o portal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Os valores são depositados diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio da chave Pix cadastrada. Caso o crédito não seja efetuado, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Com essa liberação, a Receita segue o cronograma de restituições do IRPF 2025, que vai até setembro e prioriza contribuintes que atenderam aos critérios definidos pelo órgão.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here