Jaques Wagner denuncia quebra de acordo político após derrota do governo sobre o IOF - Política News

 


Última

sábado, 28 de junho de 2025

Jaques Wagner denuncia quebra de acordo político após derrota do governo sobre o IOF

A derrubada do decreto que previa o aumento do IOF pela Câmara dos Deputados surpreendeu até mesmo os principais articuladores do governo federal. Para o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, o episódio representa não apenas uma derrota legislativa, mas uma grave quebra de compromisso político entre as lideranças do Congresso.

Segundo Wagner, uma reunião realizada três semanas antes da votação selou um acordo entre os líderes partidários e os presidentes das duas Casas para reformular o decreto inicial e aprovar um novo texto. “Foram seis horas de reunião de altíssimo nível. Todos pensaram no país, deixaram de lado disputas eleitorais”, relatou.

O senador afirmou que o governo estava prestes a apresentar a proposta também à oposição, mas o clima político azedou rapidamente. “Três, quatro dias depois, começaram os ruídos, as fofocas, a intriga. Tudo virou de cabeça para baixo”, lamentou.

Wagner não descartou que grupos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro tenham influenciado na reversão do apoio ao decreto. “Há um esforço permanente de setores bolsonaristas para desgastar o presidente Lula, mesmo diante de bons indicadores econômicos”, afirmou.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Metropress/Tais Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here