O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não estará presente no julgamento marcado para esta terça-feira (2), na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisará denúncias relacionadas ao plano de golpe elaborado após as eleições de 2022.
A ausência foi confirmada pelo advogado Celso Villardi, responsável pela defesa do ex-presidente. Segundo ele, Bolsonaro manifestou desejo de acompanhar a sessão, mas não teria condições de saúde para comparecer.
Além de Bolsonaro, outros sete réus serão julgados nesta primeira fase do processo. Entre eles, estão cinco oficiais militares de alta patente, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e o ex-ministro da Justiça e delegado da Polícia Federal, Anderson Torres.
O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, presidida pelo ministro Cristiano Zanin. Ele abrirá a sessão com a leitura do processo, antes de passar a palavra ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, responsável por apresentar seu voto inicial.
A análise do Supremo marca um momento decisivo na apuração das tentativas de ruptura institucional ocorridas após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Antonio Augusto/STF
Nenhum comentário:
Postar um comentário