Sucesso nas redes sociais, o chamado “morango do amor” — uma variação moderna da maçã do amor que combina morango, brigadeiro e uma camada de caramelo endurecido — tem conquistado o paladar de muitos brasileiros. No entanto, o que parece ser apenas uma sobremesa inofensiva pode esconder sérios riscos à saúde bucal.
Segundo alerta do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o consumo de alimentos duros e pegajosos, como essa nova iguaria, pode causar fraturas dentárias, além de comprometer próteses, aparelhos e lentes de contato dentais.
Apesar do apelo visual e da popularidade nas redes, onde influencers e até famosos exibem a sobremesa, também circulam vídeos com finais menos doces: pessoas que sofreram acidentes ao morder o doce e tiveram dentes quebrados, contenções descoladas ou próteses danificadas pelo caramelo rígido e pegajoso.
Diante desses casos, o CFO orienta que, em situações de emergência, o paciente procure imediatamente um dentista. O cuidado com o consumo de alimentos desse tipo é essencial, principalmente para quem utiliza algum tipo de dispositivo odontológico.
A recomendação é clara: o prazer de saborear o “morango do amor” não deve superar os cuidados com a saúde bucal.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Receitas Já/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário