Uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28) revelou um dado expressivo para o futebol nordestino: o Esporte Clube Bahia aparece como a maior torcida da região e a nona maior do Brasil. O levantamento, realizado pelo Globo em parceria com o instituto Ipsos-Ipecn, entrevistou dois mil brasileiros em 132 municípios no mês de junho de 2025.
Com 2,2% das menções espontâneas dos entrevistados, o Bahia supera clubes tradicionais como Santos (2,0%), Internacional (1,7%) e Botafogo (1,5%). O dado reforça o protagonismo da torcida tricolor não apenas na região Nordeste, mas no cenário nacional.
O topo do ranking segue com o Flamengo isolado na liderança, com 21,2%, mais que o dobro do segundo colocado, Corinthians, que tem 11,9%. Em seguida, Palmeiras (6,5%) e São Paulo (6,4%) disputam o terceiro lugar com uma diferença mínima de 0,1%.
Além do Bahia, o Nordeste ainda emplaca Sport (1,3%), Vitória (0,8%), Fortaleza (0,7%), Ceará (0,7%) e Santa Cruz (0,6%) na lista das maiores torcidas do país, consolidando a paixão regional pelo futebol.
O resultado reafirma o peso do Bahia como representante do Nordeste nos principais palcos do futebol nacional, ao mesmo tempo em que evidencia a fidelidade e o alcance de sua torcida — uma das poucas fora do eixo Sul-Sudeste a figurar no Top 10.
A pesquisa também mostra a fragmentação de torcidas em clubes tradicionais e o crescimento de representatividade de equipes regionais, apontando para uma nova configuração no mapa das paixões do futebol brasileiro.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Tiago Caldas /EC Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário