A Receita Federal disponibiliza a partir das 10h desta segunda-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025. Com um número recorde de contribuintes beneficiados, este lote é o maior da história, tanto em valor quanto em quantidade de pessoas contempladas.
Ao todo, 6.545.322 contribuintes receberão juntos R$ 11 bilhões. Todo esse montante será destinado a pessoas com algum tipo de prioridade legal ou técnica. Além das restituições referentes ao IR deste ano, também serão pagos valores residuais de anos anteriores.
A distribuição das restituições obedece à seguinte ordem de prioridade:
4.764.634 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou indicaram chave Pix (do tipo CPF) para o recebimento;
1.044.585 idosos entre 60 e 79 anos;
496.650 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
148.090 pessoas com mais de 80 anos;
91.363 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
Mesmo que o uso da declaração pré-preenchida e o Pix não garantam prioridade legal, quem optou por ambas as modalidades passou a receber preferência na restituição este ano. Neste lote específico, apenas contribuintes com prioridade serão pagos.
Como consultar sua restituição
A consulta pode ser feita diretamente no site da Receita Federal. Basta acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. A verificação também está disponível no aplicativo da Receita para smartphones e tablets.
Data e forma de pagamento
O pagamento será realizado no próximo dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada pelo contribuinte na declaração. Caso o valor não seja creditado — por exemplo, se a conta foi encerrada — a quantia ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nessa situação, é possível reagendar o crédito por meio do Portal BB (www.bb.com.br) ou entrar em contato com a Central de Relacionamento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
E se minha restituição não estiver neste lote?
Contribuintes que não aparecerem na lista devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso identifiquem pendências, é possível enviar uma declaração retificadora para tentar entrar nos próximos lotes, ou resolver possíveis problemas com a malha fina.
Vale lembrar que, se a restituição não for resgatada no prazo de um ano, o contribuinte precisará solicitar novamente o valor pelo portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, por fim, selecionando “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
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