Termina nesta segunda-feira, dia 30, o prazo para inscrições nos programas CNH da Gente e CNH na Escola, que juntos oferecem 12 mil vagas gratuitas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Bahia. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do portal oficial do governo estadual: ba.gov.br.
As iniciativas têm como objetivo ampliar o acesso ao direito de dirigir para pessoas de baixa renda, promovendo mais oportunidades de inclusão social e mobilidade. Os benefícios vão desde a primeira habilitação até a mudança de categoria, sem custos para os participantes.
Para concorrer a uma vaga, é necessário residir na Bahia, ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). No caso de estudantes menores de idade, com até 17 anos, é possível iniciar apenas a formação teórica, como forma de preparação antecipada.
CNH na Escola
O programa CNH na Escola é voltado para alunos do ensino médio e da educação profissional da rede estadual de ensino. Serão distribuídas 2 mil vagas em 59 escolas, com destaque para a integração da formação teórica à rotina escolar. Cada unidade contará com 34 vagas, exceto a escola de Riacho de Santana, que terá 28 vagas.
CNH da Gente
Já o programa CNH da Gente oferece 10 mil vagas, das quais:
5 mil são destinadas a estudantes maiores de 18 anos inscritos no Bolsa Presença e no CadÚnico;
1 mil vão para jovens de 18 a 29 anos moradores de comunidades em Salvador e Feira de Santana, vinculados ao projeto Bahia pela Paz;
50 vagas são reservadas para famílias impactadas pela explosão em Santo Antônio de Jesus;
E 3.950 vagas são para adultos em geral que constam no CadÚnico.
Os programas representam uma grande oportunidade para milhares de baianos conquistarem sua habilitação de forma totalmente gratuita, promovendo cidadania, empregabilidade e mais autonomia no dia a dia.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário